IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ONS descarta falta de energia, se reservatórios chegarem a 45%

18/02/2014 17h46

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou, nesta terça-feira, 18, que se o nível de reservatórios no Sudeste e Centro-Oeste estiver entre 43% e 45% em abril (quando encerra o período chuvoso) o risco de desabastecimento de energia estará afastado. "Esse é o nível adequado para chegarmos ao período seco", disse.

Segundo Chipp, as chuvas nos últimos dias produziram efeitos reduzidos sobre a queda de preço da energia no mercado de curto prazo (PLD). "Nem toda chuva se transforma em afluência", disse o diretor-geral, sinalizando que a confirmação de chuvas nas próximas semanas tende a reduzir de forma mais acentuada o PLD.

O diretor-geral informou, ainda, que o relatório referente ao apagão de energia ocorrido no dia 4 de fevereiro deve ser concluído até sexta, 21. Inicialmente, o ONS havia previsto a entrega do documento para amanhã, quando encerra o prazo de 15 dias após o incidente.

Imediatamente após mencionar o novo prazo, Chipp sugeriu que ele pode ser descumprido. Ressaltou que o laudo técnico dos motivos que levaram ao apagão tem demandado esforço dos profissionais do órgão, o que pode estender a conclusão do relatório para a próxima semana.