IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Detenção de brasileiro é considerada legal pela Justiça do Reino Unido

19/02/2014 10h46

Três juízes britânicos decidiram nesta quarta-feira que a detenção do brasileiro David Miranda foi legal, informa hoje em seu site o jornal "The Guardian".

Miranda foi detido em agosto no Aeroporto de Heathrow por agentes antiterrorismo do Reino Unido. Companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que ganhou fama internacional ao revelar em reportagens o alcance da rede de espionagem dos Estados Unidos, Miranda foi interceptado quando estava no aeroporto e ficou durante nove horas em poder das autoridades locais.

Os magistrados admitiram que a detenção e a apreensão de material que estava no computador de Miranda haviam sido "uma interferência indireta na liberdade de imprensa", mas decidiram que a medida foi justificada, graças a interesses de segurança nacional.

Miranda levava milhares de documentos secretos de inteligência do Reino Unido criptografados, a fim de auxiliar no trabalho do companheiro, Greenwald, então jornalista do próprio "Guardian". O jornal inclusive pagou a viagem e a estadia do brasileiro na ocasião. Greenwald argumentou que as autoridades sabiam muito bem que o material apreendido tinha conexão com o jornalismo, e não com terrorismo.

Miranda disse que recorrerá da decisão. O próprio "Guardian" afirmou, através de um porta-voz, que está desapontado com a decisão, notando que uma lei para coibir o terrorismo não pode ser usada para capturar jornalistas que estão trabalhando em temas de importância fundamental.

Gleenwald deixou o "Guardian" e hoje trabalha como editor do site "The Intercept", onde os comentários de Miranda foram publicados.