IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eduardo Campos nega ter convidado Joaquim Barbosa para filiação ao PSB

19/02/2014 11h31

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), negou nesta quarta-feira que tenha convidado o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para se filiar ao PSB. Campos também negou ter pedido à ex-ministra do STJ Eliana Calmon - candidata ao Senado pelo PSB da Bahia - que atuasse junto a Barbosa.

"Não tive nenhum contato com o ministro Joaquim Barbosa sobre questão de filiação partidária ou candidatura. Também não tomei nenhuma iniciativa de solicitar a qualquer pessoa que fizesse esse contato", disse Campos, que admitiu , no entanto, considerar natural que a ex-ministra converse com seus colegas sobre a possibilidade de filiação par tidária.

Questionado se Barbosa seria bem-vindo no PSB, Campos, que é presidente nacional do partido, desconversou. "Não vou discutir essas coisas sob hipótese e nem pelos jornais. Joaquim Barbosa preside a suprema corte brasileira e quem pertence à suprema corte não pode ter filiação partidária. Portanto, não cabe a um governador se dirigir pela imprensa tratando de questão política", disse.

Um interlocutor privilegiado do governador disse ontem considerar improvável que Barbosa concorra a algum cargo em 2014. "Essa candidatura comprometeria toda a aura de idoneidade e legitimidade da atuação do ministro durante o julgamento do mensalão", disse a fonte.

Joaquim Barbosa, conforme noticiado esta semana, poderia ser candidato ao Senado pelo PSB do Rio. O deputado Romário, pré-candidato do partido ao Senado, disse ontem que abriria mão da vaga caso Barbosa aceitasse o convite do PSB.