Lucro da francesa Lafarge cresce duas vezes e meia no trimestre
A fabricante de cimentos francesa Lafarge registrou lucro líquido de 213 milhões de euros no quarto trimestre, o que representa um crescimento de 156% sobre o mesmo período de 2012.
A receita líquida do grupo, contudo, recuou 2,5% na mesma comparação, para 3,7 bilhões de euros. O câmbio e a aquisição de novos negócios nos três últimos meses do ano passado foram responsáveis por reduzir esse valor. Se não fossem esses efeitos, a alta seria de 5%.
De outubro a dezembro, a empresa vendeu 0,3% mais cimento, ou 34,9 milhões de toneladas. A francesa também elevou em 4,4% o volume de agregados comercializados, para 49,2 milhões de toneladas, enquanto as vendas de concreto recuaram 3,9%, para 7,5 milhões de metros cúbicos.
A região que mais comprou do grupo foi a que reúne África e Oriente Médio: alta de 1,8% para 1,03 bilhão de euros. Na Europa Ocidental, houve expansão de 7,2%, para 802 milhões de euros.
Brasil
Na América Latina, onde a Lafarge vende para o Brasil, a receita caiu 17,3% e chegou a 192 milhões de euros. Excluindo novos negócios, ativos vendidos e o efeito cambial, a alta seria de 6%.
"No Brasil, o mercado de construção apresentou crescimento mais suave. O desenvolvimento de infraestrutura para os eventos esportivos de 2014 e 2016 foi ofuscado pela inflação e pelas flutuações significativas do câmbio", explicou a companhia. As vendas de cimento subiram 2% no trimestre.
Nos 12 meses de 2013, o lucro da Lafarge chegou a 601 milhões de euros, expansão de 64,5%, enquanto a receita caiu 4%, para 15,2 bilhões de euros. Vendas de 295 milhões de euros em ativos e menores despesas auxiliaram o resultado.
Para 2014, a empresa projeta crescimento no mercado de cimento dos Estados Unidos e estabilidade na Europa.
A receita líquida do grupo, contudo, recuou 2,5% na mesma comparação, para 3,7 bilhões de euros. O câmbio e a aquisição de novos negócios nos três últimos meses do ano passado foram responsáveis por reduzir esse valor. Se não fossem esses efeitos, a alta seria de 5%.
De outubro a dezembro, a empresa vendeu 0,3% mais cimento, ou 34,9 milhões de toneladas. A francesa também elevou em 4,4% o volume de agregados comercializados, para 49,2 milhões de toneladas, enquanto as vendas de concreto recuaram 3,9%, para 7,5 milhões de metros cúbicos.
A região que mais comprou do grupo foi a que reúne África e Oriente Médio: alta de 1,8% para 1,03 bilhão de euros. Na Europa Ocidental, houve expansão de 7,2%, para 802 milhões de euros.
Brasil
Na América Latina, onde a Lafarge vende para o Brasil, a receita caiu 17,3% e chegou a 192 milhões de euros. Excluindo novos negócios, ativos vendidos e o efeito cambial, a alta seria de 6%.
"No Brasil, o mercado de construção apresentou crescimento mais suave. O desenvolvimento de infraestrutura para os eventos esportivos de 2014 e 2016 foi ofuscado pela inflação e pelas flutuações significativas do câmbio", explicou a companhia. As vendas de cimento subiram 2% no trimestre.
Nos 12 meses de 2013, o lucro da Lafarge chegou a 601 milhões de euros, expansão de 64,5%, enquanto a receita caiu 4%, para 15,2 bilhões de euros. Vendas de 295 milhões de euros em ativos e menores despesas auxiliaram o resultado.
Para 2014, a empresa projeta crescimento no mercado de cimento dos Estados Unidos e estabilidade na Europa.
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