IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apesar de irregulares, chuvas aliviam situação de lavouras gaúchas

20/02/2014 18h51

A Emater-RS informou em relatório nesta quinta-feira que, embora "esparsas e irregulares", as chuvas registradas na última semana no Rio Grande do Sul favoreceram o desenvolvimento das lavouras de verão. Com isso, a situação das plantações é de "normalidade" e o órgão mantém a expectativa de produção de 12,7 milhões de toneladas de soja e de 4,93 milhões de toneladas de milho no Estado no ciclo 2013/14.

Segundo a Emater-RS, a soja, que está com 66% da área em fase de enchimento de grãos, deve apresentar uma "boa safra" apesar de "perdas pontuais" registradas em algumas áreas. A previsão de chuva para a próxima semana, principalmente para terça e quarta-feiras, reforça a expectativa da entidade.

No milho, a queda no potencial produtivo em áreas afetadas pela escassez de chuvas no início de janeiro também não deve alterar a projeção inicial de produção, acrescentou a Emater-RS, "tendo em vista os excelentes rendimentos obtidos atualmente, que devem compensar essa queda de produtividade".

De acordo com o relatório, as precipitações dos últimos dias também beneficiaram o desenvolvimento das pastagens nativas e cultivadas no Estado.