IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aeroporto de Fortaleza terá terminal provisório na Copa, diz ministro

21/02/2014 15h26

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, confirmou, nesta sexta-feira, 21, que o aeroporto de Fortaleza terá um terminal provisório para atender à demanda durante a Copa do Mundo. Em vistoria no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, ele classificou a situação do aeroporto de Fortaleza como o "grande problema" que havia no segmento.

A estrutura conhecida como MOP (Módulo Operacional Provisório) terá capacidade para 2 milhões de passageiros ao ano. "É um módulo operacional provisório, mas se você quiser chamar de puxadinho você chama", disse Moreira Franco aos jornalistas.

Segundo o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, a instalação do terminal provisório custará R$ 1,6 milhão. Em janeiro, contudo, a estimativa divulgada era de R$ 3,5 milhões para a instalação.

As obras no terminal de Fortaleza são a maior preocupação do governo em relação aos aeroportos que servirão os passageiros durante a Copa, segundo do Vale. Moreira Franco também citou o caso do aeroporto de Cuiabá, onde as obras para o terminal de passageiros também estão atrasadas, mas descartou a necessidade de um terminal provisório na capital mato-grossense. Moreira Franco vai à cidade na segunda, 24, para vistoriar as obras.

São Tomé

"Não tem plano B para Cuiabá", frisou, sobre o atraso nas obras. Segundo ele, o terminal definitivo precisará estar pronto até de abril. A data foi definida pelo governo como prazo limite para as obras que devem ser concluídas nos aeroportos antes da Copa. Após essa data, as obras nos aeroportos das cidades-sede do evento serão interrompidas e só retomadas após 13 de julho, quando termina a competição.

"Sou devoto de São Tomé, nas coisas da Infraero, só acredito vendo", disse Moreira Franco, quando questionado se esperava avanços nas obras em Cuiabá.

Leia mais:

Infraero vai custear obras realizadas pela concessionária do Galeão