IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Síria diz que vai cooperar com ONU com sua soberania for respeitada

23/02/2014 15h20

As autoridades de Damasco afirmaram neste domingo que vão cooperar com uma resolução da ONU que exige do governo sírio garantias para a chegada de ajuda humanitária, mas estabeleceram como condição que seja respeitada a soberania síria.

"Manteremos nossa cooperação com a ONU para aplicar a resolução 2139, no respeito aos princípios da ONU (...), entre eles o respeito à soberania nacional e ao papel do Estado", indicou em um comunicado o Ministério sírio das Relações Exteriores.

"Estamos dispostos a cooperar com o representante da ONU (na Síria) e com as organizações humanitárias internacionais, com o objetivo de (encontrar) os mecanismos que garantam a aplicação da resolução", acrescenta a Chancelaria síria no comunicado.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou neste sábado, com o apoio de Rússia e China, uma resolução na qual exige a todas as partes envolvidas no conflito que detenham o cerco contra as cidades e permitam o acesso da população à ajuda humanitária na Síria.

A guerra no país, que começou em março de 2011 com uma série de protestos, já deixou 140 mil mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.