IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comgás reforça distribuição de gás em SP com Retap

24/02/2014 13h40

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informou nesta segunda-feira que concluiu o projeto de Reforço da Rede Tubular de Alta Pressão, também conhecido como Retap.

A obra durou 11 meses, demandou investimentos de R$ 135 milhões e teve o objetivo de reforçar o abastecimento de gás natural canalizado da Região Metropolitana de São Paulo.

Foi construído um gasoduto com 27 km de extensão para interligar um novo ponto de entrega, no município de São Bernardo do Campo, até perto da Usina Termoelétrica Fernando Gasparian, em São Paulo.

Segundo a Comgás, a necessidade de expansão foi detectada em estudos de demanda que demonstraram que o reforço da rede garantirá a segurança do abastecimento de gás para a Região Metropolitana de São Paulo.

Marco Antonio Coutinho, gerente do projeto Retap, disse que o gasoduto garantirá o atendimento de novos clientes até pelo menos 2030, aumentando a capacidade do sistema em quatro milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Com o novo gasoduto, o abastecimento para a Usina Fernando Gasparian passa a ter uma segunda fonte de suprimento. Essa usina é uma das 13 termelétricas que compõem o parque gerador da Petrobras.

A Usina iniciou sua geração comercial em janeiro de 2005 e está localizada em um dos principais centros consumidores de energia elétrica do país, sendo estratégica para o Sistema Interligado Nacional.

Para o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, "o Retap reforça o suprimento de gás natural para a Região Metropolitana em um momento crucial para a economia no Estado e o bem estar das famílias de São Paulo".

A Comgás afirma que, durante todo o processo de instalação do gasoduto, teve o acompanhamento e apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Energia e de Meio Ambiente, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).