IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Demanda aquecida valoriza preço do etanol, apesar de estoque mais alto

25/02/2014 15h45

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) informou que, no início de fevereiro, o estoque de etanol disponível era mais de 10% superior ao observado no mesmo período do ano passado.

A entidade observou que, apesar disso, a demanda pelo consumidor nos postos tem sido ainda grande, o que está forçando a alta dos preços do biocombustível na usina.

Na última semana, os preços do etanol subiram na usina em São Paulo pela quinta semana consecutiva. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, se valorizou 2,48%, para 1,4148 o litro, entre os dias 17 e 21 de fevereiro. O indicador para o anidro subiu 1,08%, a R$ 1,5348 o litro, na sétima semana consecutiva de alta.

Na atual safra, a 2013/2014, a produção de etanol aumentou cerca de 20% no país, atingindo quase 28 bilhões de litros, segundo informações da Unica. O incremento foi superior a 4 bilhões de litros, enquanto as exportações caíram quase 1 bilhão de litros, ampliando ainda mais a oferta de etanol para o mercado interno, segundo explicou o diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues.

Ele destaca que esse aumento de oferta foi suficiente para atender todo o crescimento do consumo de combustíveis para veículos leves no país, o que evitou novas importações de gasolina.