IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fiesp: atividade da indústria paulista sobe 2,2% em janeiro

27/02/2014 16h20

A indústria paulista voltou a crescer em janeiro, de acordo com o Indicador de Nível de Atividade (INA) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O setor cresceu 2,2% sobre dezembro, na série com ajuste sazonal. No acumulado de 12 meses, o INA registrou alta de 0,7%.

O avanço em janeiro, de acordo com a Fiesp, é insuficiente para compensar a queda registrada entre novembro e dezembro, que após revisão da federação ficou em 5%. Em 30 de janeiro, a Fiesp havia divulgado que a queda, na mesma série com ajuste, tinha sido de 1,5% em dezembro.

O gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Guilherme Moreira, ressaltou, em nota, que embora o resultado de janeiro seja positivo, ele deve ser visto com cautela. Isso porque o avanço de 2,2% registrado no mês passado foi obtido sobre uma base de dezembro muito fraca.

"[Janeiro] está ocupando o espaço vazio de dezembro. É um bom resultado, mas tem que levar em conta que é um resultado em cima de um dezembro horrível", considerou.

A Fiesp estima alta de 1,8% da atividade industrial em 2014, mas o departamento de economia da entidade está revisando para baixo essa expectativa. A reestimativa se baseia na perspectiva de que a atividade industrial deve continuar mostrando pouco vigor no ano.

De acordo com Moreira, se o INA apresentar estabilidade em todos os meses até o fim do ano ainda assim pode encerrar 2014 com queda de 4,2%.

A Fiesp informou também que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou em 81,8% em janeiro, ligeiramente acima dos 81,3% registrados em dezembro de 2013.