IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselho da Telecom Italia aponta mudanças para garantir independência

28/02/2014 11h50

O conselho de administração da Telecom Italia decidiu realizar mudanças para melhorar sua governança corporativa, depois que acionistas reclamaram de possíveis conflitos de interesses na última assembleia geral extraordinária.

Medidas aprovadas em reunião do órgão tentam garantir independência frente ao seu maior acionista, a Telco.

As preocupações sobre que direção o grupo italiano tomará apareceram depois que a espanhola Telefónica aumentou sua participação na Telco, que é majoritária dentro do capital social da empresa de telecomunicações da Itália. Um acordo assinado no ano passado pode transformar a concorrente europeia na maior detentora de ações da Telecom Italia.

Na reunião, realizada ontem, quinta-feira, os membros aprovaram um plano que tem como objetivo recompor o conselho para torná-lo mais independente da gestão e também da Telco.

Para começar, o presidente-executivo não poderá também comandar o conselho, que reforçará seu papel à frente das atividades dos comitês existentes.

Além disso, a maioria dos conselheiros que forem indicados terá de sê-lo pela maioria dos acionistas. "A máxima transparência é sugerida na descrição de todas as relações que conectem, da maneira mais ampla possível, os candidatos individualmente, os acionistas majoritários e a diretoria-executiva", explica a ata da reunião.

O próximo conselho deverá ter de 11 a 13 membros. Outro encontro será realizado para determinar os pontos finais desse plano de reestruturação da governança. Os acionistas deverão, então, votar o assunto durante assembleia geral ordinária anual, marcada para 16 de abril.