Com juros e inflação em alta, atividade do varejo cai 3,3% em março
O movimento de consumidores nas lojas de varejo diminuiu 3,3% em março, na comparação com fevereiro, feitos os ajustes sazonais, de acordo com levantamento da Serasa Experian. No confronto com março de 2013, a queda foi de 1,6%. No primeiro trimestre, contudo, houve aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
A queda do movimento em março foi creditada ao feriado de carnaval, que reduziu o número de dias úteis do mês. Mas mesmo sem considerar esse fator o fluxo de consumidores do varejo, de fato, enfraqueceu já que no primeiro trimestre de 2013, o movimento registrou expansão bem maior, de 12,9%.
Para a Serasa Experian, essa desaceleração se deve ao encarecimento do crédito, por conta da alta dos juros, à alta da inflação e à baixa disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento.
A redução do movimento foi generalizada em todos os segmentos do varejo pesquisados pela Serasa em março, na comparação com fevereiro. A maior queda ocorreu nas lojas de material de construção, de 11,0%, seguida pelos recuos de 5,7% no ramo de veículos, motos e peças, e de 5,0% em móveis, eletroeletrônicos e informática. Também registraram queda os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-3,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%).
No acumulado do primeiro trimestre de 2014, ante o mesmo período em 2013, a atividade varejista cresceu 3,3% liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,0%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,3%) e material de construção (alta de 2,8%). Por outro lado, houve retração no período nos seguintes ramos: móveis eletroeletrônicos e informática (-0,3%), veículos, motos e peças (-1,2%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,3%).
O indicador de atividade do comércio da Serasa Experian é construído a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.
A queda do movimento em março foi creditada ao feriado de carnaval, que reduziu o número de dias úteis do mês. Mas mesmo sem considerar esse fator o fluxo de consumidores do varejo, de fato, enfraqueceu já que no primeiro trimestre de 2013, o movimento registrou expansão bem maior, de 12,9%.
Para a Serasa Experian, essa desaceleração se deve ao encarecimento do crédito, por conta da alta dos juros, à alta da inflação e à baixa disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento.
A redução do movimento foi generalizada em todos os segmentos do varejo pesquisados pela Serasa em março, na comparação com fevereiro. A maior queda ocorreu nas lojas de material de construção, de 11,0%, seguida pelos recuos de 5,7% no ramo de veículos, motos e peças, e de 5,0% em móveis, eletroeletrônicos e informática. Também registraram queda os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-3,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%).
No acumulado do primeiro trimestre de 2014, ante o mesmo período em 2013, a atividade varejista cresceu 3,3% liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,0%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,3%) e material de construção (alta de 2,8%). Por outro lado, houve retração no período nos seguintes ramos: móveis eletroeletrônicos e informática (-0,3%), veículos, motos e peças (-1,2%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,3%).
O indicador de atividade do comércio da Serasa Experian é construído a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.
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