IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mosaic compra distribuição de fertilizantes da ADM no Brasil e Paragua

15/04/2014 15h30

A multinacional americana de fertilizantes Mosaic anunciou hoje em comunicado que entrou em acordo definitivo para adquirir o negócio de distribuição de fertilizantes da Archer Daniels Midland Company (ADM) no Brasil e no Paraguai por US$ 350 milhões.

A aquisição é esperada para acelerar significativamente os já anunciados planos de crescimento no Brasil. Sob os termos do acordo, a Mosaic vai adquirir quatro instalações de mistura e armazenamento no Brasil, uma no Paraguai e uma unidade adicional de serviços de logística.

A aquisição do negócio de fertilizantes da ADM aumentará a distribuição na região, de aproximadamente 4 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas de nutrientes usados na fabricação de adubos informou a Mosaic em comunicado.

Além da aquisição, a Mosaic está em processo de conclusão de cerca de US$ 100 milhões em projetos, incluindo a expansão de terminais portuários, unidades industriais e capacidades de produção.

"A adição do negócio de distribuição de fertilizantes da ADM no Brasil e no Paraguai facilitará duas prioridades estratégicas críticas para a Mosaic. Ela reforça nossa estratégia de crescimento global e expande nosso acesso ao mercado", disse James T. Prokopanko, presidente e CEO da Mosaic.

As partes também negociaram os termos do acordo de cinco anos de fornecimento de fertilizantes da Mosaic para suprir as demandas pelo produto por parte da ADM no Brasil e no Paraguai.

A Mosaic vai financiar a aquisição com caixa das operações. A transação não deverá impactar os planos de distribuição de recursos aos acionistas. A proposta estará condicionada às aprovações regulares habituais.