IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP Billiton aumenta produção de minério de ferro em 23% no trimestre

16/04/2014 14h30

(Atualizada às 9h09m)

A anglo-australiana BHP Billiton produziu 49,6 milhões de toneladas de minério de ferro em seu terceiro trimestre do ano fiscal de 2014, que terminou em março. Prévia operacional divulgada nesta quarta-feira pela empresa mostra que o volume ficou 23% maior do que no mesmo período do exercício anterior.

A companhia informou que o crescimento foi alcançado com melhorias realizadas nos equipamentos de extração e com o aumento da produtividade dos trabalhadores. Durante os nove meses do ano fiscal, a produção bateu recorde de 147,4 milhões de toneladas, alta de 21% na comparação anual.

A partir do desempenho registrado no período, a BHP elevou suas projeções para o volume a ser extraído até junho, quando o exercício fiscal termina. Antes, o grupo acreditava que poderia atingir 192 milhões de toneladas, mas com os recordes históricos de produção, aumentou a estimativa para 197 milhões de toneladas.

A anglo-australiana também mostrou seus números para a produção de cobre no período. Foram 413,9 mil toneladas extraídas no trimestre fiscal, recuo de 5%. Segundo a companhia, apesar da maior capacidade produtiva, a qualidade do minério encontrado caiu, reduzindo o volume no período.

No acumulado do exercício, a mineradora produziu 1,3 milhão de toneladas do metal, o que significou alta de 2%. Para os três meses que faltam, a empresa espera elevar o volume e atingir total de 1,7 milhão de toneladas.

O relatório de produção traz também os volume de alumínio produzido. Foram 286 mil toneladas durante o trimestre, baixa de 6% em igual comparação. Já a extração de alumina, matéria-prima do metal, foi a 1,3 milhão de toneladas, incremento de 7%. Na divisão de níquel, foram produzidas 34,1 mil toneladas, forte queda de 19%.

Considerando os nove primeiro meses do ano fiscal, a BHP produziu 898 mil toneladas de alumínio, aumento de 3%; 3,9 milhões de toneladas de alumina, crescimento de 7%; e 112,3 mil toneladas de níquel, queda de 1%.

O grupo anglo-australiano ainda demonstrou sua produção de petróleo para o trimestre e o ano fiscal. Os volume extraídos chegaram a 60,9 milhões de barris de óleo equivalente (boe), ou cerca de 677 mil boe diários, entre janeiro e março ? alta de 10%. Nos primeiros nove meses, foram 181,3 milhões de boe, ou 671 mil diariamente ? melhora de 3%.

"Durante o período, a quarta unidade de pelotização em Samarco [no Espírito Santo] chegou à sua primeira produção", afirmou Andrew Mackenzie, presidente da BHP, em comunicado. "Nosso cronograma de produtividade continua a entregar resultados ótimos, com recorde de produções".