IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cerveró: não posso aceitar que compra de Pasadena seja malfadada

16/04/2014 14h50

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró contestou, nesta quarta-feira, 16, a classificação da transação de compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela Petrobras, como "operação malfadada". "Não posso aceitar que Pasadena seja considerada uma operação malfadada", disse ele em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Durante seu depoimento, Cerveró chegou a se emocionar ao falar que é funcionário da estatal há 39 anos e defender a reputação construída pela companhia ao longo deste tempo. "Não falo mais como funcionário da Petrobras, mas como Petrobras", disse.

Ao mencionar a apresentação da compra ao comando, Cerveró disse que o resumo executivo de Pasadena tinha uma página e meia, o que "é normal". O contrato de aquisição, no entanto, tinha 450 páginas que foi aprovado pela diretoria e depois enviado ao conselho de administração. "Não posso afirmar se todos leram o contrato de aquisição", ressaltou.

Ao ser questionado sobre a saída do comando da Área Internacional da Petrobras, em 2008, para o carco de diretor financeiro da BR Distribuidora, o ex-diretor da companhia disse que não se sentiu rebaixado. "Não houve nenhuma punição a mim, não me senti rebaixado."

Para Cerveró, não há porque se sentir desprestigiado ao ter ido para a BR Distribuidora. "Por que eu me sentiria desprestigiado ocupando uma posição de diretoria de uma empresa de sucesso?", disse ele, após citar o desempenho financeiro da subsidiária da Petrobras em 2013.

"Em nenhum momento me senti desmerecido por isso. Me senti com orgulho de encerrar minha carreira na Petrobras como diretor da BR Distribuidora", disse Cerveró. Ele admitiu, no entanto, que houve equívocos em Pasadena. "Evidentemente, não foi o melhor negócio do mundo."