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Receita da Reckitt Benckiser cai 6% no trimestre para US$ 3,9 bilhões

16/04/2014 14h30

A multinacional de produtos de higiene e limpeza Reckitt Benckiser alcançou receita líquida de 2,34 bilhões de libras esterlinas (cerca de US$ 3,96 bilhões) no primeiro trimestre de 2014. A queda foi de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Assim como várias multinacionais europeias com forte atuação em mercados emergentes, a dona da marca Vanish de sabão em pó perdeu com a desvalorização das moedas dos países em que está presente. Não fosse o efeito cambial, o faturamento teria crescido 3%.

O grupo britânico apresentou melhora apenas no segmento de saúde de suas operações. A alta na receita dessa divisão, que inclui o preservativo Durex, recém-lançado no Brasil, foi de 7%, chegando a 639 milhões de libras. Nas área de higiene e cuidados com a casa, porém, foi registrada queda de 9% em cada uma, para 932 milhões de libras e 444 milhões de libras, respectivamente.

KY

"Estou muito feliz principalmente pela performance da área de saúde, que sustenta crescimento por causa de nossas inovações", afirmou Rakesh Kapoor, presidente da companhia, em comunicado. "Além disso, a aquisição do [lubrificante íntimo] KY nos dará melhor posição nesse mercado tanto nos Estados Unidos como no Brasil."

Por conta do câmbio desfavorável, as áreas que compreendem América Latina, Ásia e Pacífico, além da Rússia, Oriente Médio e África, trouxeram menores receitas durante o trimestre. Contudo, excluindo esse efeito, a Europa e a América do Norte teriam o pior desempenho.

A receita na América Latina e na Ásia foi de 589 milhões de libras ? queda de 6%. Em moeda local, a alta seria de 12%. Na Rússia, Oriente e África, houve baixa de 12%, para 310 milhões de libras, mas aumento de 4% em termos ajustados. Já na Europa e na América do Norte, o recuo foi de 3% no faturamento, para 1,23 bilhão de libras ? ou avanço de 2%, sem o efeito cambial.

Para o acumulado deste ano, a Reckitt Benckiser espera alcançar crescimento entre 4% e 5% nas vendas, já descontando o efeito cambial. A margem operacional deve ficar igual a 2013, ou apresentar leve alta.