IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Promotora quer saber se Dirceu falou com Palácio do Planalto da prisão

23/04/2014 19h50

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) quer investigar se houve chamadas telefônicas realizadas do complexo penitenciário da Papuda, onde está preso o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, em Brasília, para o Palácio do Planalto. Em nova petição, encaminhada à Justiça nesta quarta-feira, 23, a promotora Márcia Milhomens Corrêa diz que a medida "objetiva apurar denúncias" levadas ao Ministério Público, "em caráter informal, de que o sentenciado José Dirceu teria estabelecido contato telefônico, nos termos já referidos".

De acordo com o texto, os autores da denúncia se recusaram a prestar depoimento formal e divulgar sua identidade. "Por tal razão, entende o Ministério Público haver necessidade da adoção das medidas requeridas para averiguar a veracidade dos fatos que chegaram ao conhecimento deste órgão".

Márcia Corrêa abriu uma primeira investigação para apurar a denúncia, publicada pela imprensa, de que Dirceu, condeando no processo do mensalão, teria falado ao telefone de dentro da prisão com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, no dia 6 de janeiro. Ambos negaram o contato telefônico.

A promotora pediu uma ordem judicial para que as operadoras de telefonia celular fossem obrigadas a informar todas as ligações feitas e originadas da Papuda, assim como do Palácio do Planalto, entre os dias 1º e 16 de janeiro. Ela não mencionou o nome da Papuda nem do Palácio do Planalto, mas registrou suas coordenadas geográficas, com latitude e longitude. O pretexto seria apurar se houve comunicação com o secretário da Bahia.

Leia mais:

A pedido de filhos, Câmara verificará condições de saúde de Dirceu