IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dados do setor aéreo ajudam Gol subir à maior cotação em um ano

24/04/2014 19h25

Os números divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) sinalizaram aos agentes de mercado que a vice-líder da aviação comercial do país vai revelar dados operacionais em março alinhados à trajetória de melhoria de rentabilidade que a companhia vem registrando este ano, disseram analistas que acompanham o setor.

As ações da Gol lideraram a lista das maiores valorizações no Ibovespa hoje, com alta de 6,25%, a R$ 13,09 ? maior cotação desde o dia 26 de abril de 2013.

Conforme dados apresentados pela Abear, a quantidade de passageiros quilômetro transportados (RPK, na sigla em inglês) pela Gol em março aumentou em 7,5% ante mesmo mês de 2013. A líder TAM ganhou 6,6% nessa mesma base de comparação, enquanto Azul avançou 6,1%.

Enquanto a TAM já apresentou as estatísticas operacionais de março, a Gol ainda não soltou os dados referentes ao mês passado. "Os números da Abear sinalizam que a Gol deve trazer novo crescimento de Prask [receita por passageiro transportado]", disse o analista de um banco que acompanha as ações do setor aéreo.

Conforme os últimos dados operacionais divulgados pela Gol, a empresa elevou a receita por passageiro (Prask, na sigla em inglês) em 27% em fevereiro, ante o mesmo mês do ano passado. A taxa de ocupação, na mesma base, 12,7 pontos percentuais, a 76,7%. E a combinação desses dois indicadores sustentou o aumento da tarifa paga por cada passageiro (yield) em 6%. "Pelo que adiantou a Abear, a Gol pode ter em março números parecidos com os de fevereiro", disse o analista.

"A distância entre elas [TAM e Gol] voltou a cair", disse outro profissional de um banco, referindo -se à diferença de market share em RPK. Nas contas da Abear, em março do ano passado, a TAM era 8,5% maior que a Gol em RPK. Em março passado, essa diferença cedeu a 7,6%.

Outro profissional, que trabalha em uma corretora de um grupo internacional, apontou que está ganhando corpo o cenário em que o setor do transporte aéreo está de fato consolidando uma recuperação. A consolidação dos dados da Abear no mercado doméstico no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2013 aponta que a demanda avançou 8,9%.

Como a oferta permanece disciplinada, em razão do cenário de custos elevados que perdura desde 2011, expandindo-se em ritmo mais lento, de 1,8%, a taxa de ocupação dos voos internos nos três primeiros meses do ano foi de 79,6%, melhoria de 5,2 pontos percentuais. E o total de passageiros transportados no período é 7,3% superior ao de 2013. Os números apontam uma taxa anualizada de crescimento da demanda de 8,1%.