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Número de assinantes de TV paga cresce 9,5% em 12 meses

24/04/2014 18h35

O Brasil fechou março com 18,407 milhões de assinantes nos serviços de TV paga, segundo informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No último mês, o setor registrou crescimento de 9,5% em relação ao mesmo mês do ano passado (16,809 milhões de assinantes) e 0,83% em relação ao mês anterior (18,255 milhões).

A Anatel avalia que, de cada 100 domicílios, 28,22 possuíam o serviço de TV por assinatura em março deste ano. Esta estimativa da agência considera a base de dados do IBGE sobre os domicílios brasileiros.

No Brasil, o grupo mexicano Telmex - que controla as operadoras Claro, Embratel e Net - responde por 9,875 milhões de clientes de TV por assinatura ou 53,65% do mercado. Em seguida estão a Sky/DirecTV, com 29,77% (5,480 milhões); Oi, com 4,50% (828,2 mil); GVT, com 4,09% (752,9 mil); e Telefônica, com 3,24% (596,8 mil).

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias para transmissão de som e imagem. O padrão de transmissões por satélite (DTH) atende a 11,406 milhões de assinantes (61,97%). O serviço de TV a cabo (TVC) leva os serviços a outros 6,981 milhões (37,93%) de clientes.

A densidade do serviço, medida pelo número de acessos por grupo de 100 domicílios, é de 28,22 no Brasil. O destaque está com o Distrito Federal que registrou a densidade de 53,84, mas com 475,6 mil assinantes. Em números absolutos, no topo do ranking é ocupado pelo estado de São Paulo, com 7,041 milhões de acessos, mas com densidade de 48,09.