IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inadimplência das empresas sobe 1,1% em abril, aponta Serasa Experian

27/05/2014 08h55

A inadimplência das empresas aumentou 1,1% em abril, perante o mês anterior, e teve alta de 2,7% em relação a um ano antes. No primeiro quadrimestre do ano, houve aumento de 6,2%, superior à taxa registrada em igual intervalo de 2013, de 2% de avanço. Os dados são da Serasa Experian.

As empresas têm encontrado dificuldade em honrar seus débitos por causa da sucessiva elevação dos juros, que aumenta o custo do crédito. A desaceleração da economia também tem contribuído para elevar a inadimplência, de acordo com a Serasa Experian.

"As dívidas bancárias e não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pelo crescimento do indicador, com variações positivas de 3,1% e 2,7% [em abril, ante março]", destacou a entidade em nota.

Os cheques sem fundos registraram aumento de 0,4% entre março e abril e os títulos protestados apresentaram queda de 2,5% no período.