IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Demanda por passagens aéreas cresce 4,2% em maio; oferta cai 1,7%

27/06/2014 17h10

A demanda no transporte doméstico de passageiros medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK, na sigla em inglês) cresceu 4,2% em maio deste ano comparada ao mesmo período do ano passado, segundo relatório de demanda e oferta divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Foi o oitavo mês seguido de crescimento da demanda na base anual, que atingiu o maior patamar nos últimos dez anos.

Já a oferta em assentos-quilômetros oferecidos (ASK, na sigla em inglês) do transporte aéreo doméstico de passageiros teve recuo de 1,7%, comparada ao mês de maio de 2013.

Com o resultado de maio, a demanda doméstica acumulou alta de 7,8% no ano e a oferta acumulou aumento de 0,5% no mesmo período.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de maio nos últimos dez anos, da ordem de 78,5%. O indicador registrou melhora de 6,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No segmento do transporte aéreo internacional operado pelas companhias brasileiras TAM e Gol, a demanda em RPK registrou crescimento de 2,3%, recorde para o mês nos últimos dez anos.

Mas a taxa de crescimento apresentou desaceleração em comparação ao mês anterior. Em abril, o avanço da taxa foi de 5,7% contra 2,3% registrados em maio.

A oferta internacional em ASK manteve o comportamento de queda dos seis meses anteriores, com diminuição de 4,5% em maio de 2014.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 83,0% em maio de 2014, contra 77,5%, no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 7,1%.

Este foi o oitavo mês consecutivo de aumento no indicador, que atingiu o seu maior nível para o mês de maio dos últimos dez anos.