IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FGV: Consumidor acredita em inflação de 7,4% nos próximos 12 meses

03/07/2014 08h40

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos 12 meses, de acordo com o Indicador de Expectativas Inflacionárias, da Fundação Getulio Vargas (FGV). A inflação mediana projetada pelo brasileiro aumentou de 7,2% em maio para 7,4% em junho.

A expectativa de inflação do consumidor está bem acima daquela dos analistas de mercado. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central, a mediana das estimativas desses agentes para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em 5,91% para os próximos 12 meses.

De acordo com a FGV, a mediana das estimativas dos consumidores para a inflação em 12 meses está em 7% ou mais desde abril do ano passado e essa expectativa tem se deteriorado.

Em junho de 2013, 32,2% deles estimavam a inflação entre 7% e 8%; no mês passado, esse percentual foi de 34,1%. Ao mesmo tempo, 10,8% viam a inflação subindo entre 10% e 12% nos 12 meses à frente, e agora esse percentual é de 14,4%.

Enquanto isso, caiu a fatia dos que preveem inflação mais baixa. O percentual daqueles que veem os preços subindo até 5% em 12 meses caiu de 9,4% para 5,3% dos consumidores.

"O aumento da expectativa no mês de junho reverte a queda observada no mês anterior e aproxima a leitura atual para o maior valor observado no passado recente da série, de 7,5 no mês de abril. A tendência é de manutenção das expectativas de inflação em níveis elevados acompanhando o índice acumulado do IPCA em 12 meses", afirma, em nota, o economista Angelo Polydoro, da FGV/Ibre.

O indicador de expectativas inflacionárias passou a ser divulgado pela FGV em junho. O índice é retirado da Sondagem do Consumidor, que coleta mensalmente informações de mais de 2.100 brasileiros em sete das principais capitais do país (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife).

Cerca de três quartos desses entrevistados vêm respondendo aos quesitos relacionados às expectativas de inflação. A edição de junho de 2014 foi realizada entre os dias 02 e 23 do mês passado.