IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agricultura destina R$ 25,6 milhões a projetos para qualidade do leite

22/07/2014 12h00

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura lançou edital no qual convoca instituições privadas sem fins lucrativos, como cooperativas, para apresentar projetos de melhoria da qualidade e da segurança do leite ao longo de todo o sistema produtivo.

Neste primeiro momento, diz comunicado do Ministério, serão disponibilizados R$ 25,6 milhões para os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, que foram escolhidos levando-se em consideração o Índice de Produção de Leite. Nos próximos editais, outras regiões podem ser beneficiadas, sendo que o objetivo é incluir as principais regiões produtoras de leite do país nos projetos de boas práticas agropecuárias e capacitação.

Entre essas práticas estão incluídos o controle permanente da qualidade da água da propriedade rural, o registro e o acompanhamento de dados e dos procedimentos realizados na propriedade, o adequado armazenamento e transporte de matérias-primas, insumos e alimentos, a garantia da rastreabilidade dos animais e dos produtos originados na propriedade, a higiene e os procedimentos adequados de ordenha e pós-ordenha, a higiene, a limpeza, a manutenção e o dimensionamento adequados dos equipamentos de ordenha e de refrigeração do leite, a identificação, o registro e a segregação de animais sob tratamento veterinário ou pastagens sob uso de agrotóxicos e o manejo adequado de bezerras na propriedade rural.

Os projetos serão recebidos pela secretaria até 15 de agosto. Os resultados preliminares serão divulgados em 29 de agosto e o resultado final está previsto para 9 de setembro.