IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FGV: Índice de Confiança da Indústria cai 3,2% na prévia de julho

23/07/2014 08h20

A confiança da indústria segue se deteriorando tanto na avaliação sobre a situação atual quanto em relação ao futuro, de acordo com a prévia de julho da pesquisa "Sondagem da Indústria de Transformação", realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A prévia mostra queda de 3,2% no Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao resultado final de junho, considerando-se dados livres de influência sazonal. Na comparação com julho do ano passado, o recuo é de 15,5%. Com o resultado, o indicador atingiria 84,4 pontos, o menor desde abril de 2009, quando marcou 82,2 pontos, mantendo a trajetória de queda iniciada em janeiro.

Pelo terceiro mês consecutivo, o resultado decorre da deterioração tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. Em maior magnitude, o Índice da Situação Atual (ISA) recuaria 4,4%, para 86,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cairia 2,0%, para 82,7 pontos.

Os dados preliminares de julho também indicam redução no Nível de Utilização da Capacidade Instalad a (Nuci), de 83,5% para 83,2%, o menor desde outubro de 2009 (82,6%).

A queda de confiança do setor industrial, entre outros fatores, tem se refletido em queda de produção de bens manufaturados, o que, por sua vez, é um dos motivos que têm levado a reduções sucessivas nas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano. Ontem, o governo informou ter reduzido sua previsão expansão da atividade econômica de 2,5% para 1,8%. A estimativa está acima da calculada pelos analistas de mercado, que projetam crescimento menor que 1% neste ano, de acordo com o mais recente boletim Focus, do Banco Central. A projeção para a produção industrial é de queda de 1,15%.

Para a prévia da sondagem da indústria foram consultadas 809 empresas nos primeiros 18 dias deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima terça-feira, dia 29 de julho.