IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com números da China; Vale em alta após produção

24/07/2014 11h20

O Ibovespa opera em alta, em linha com os mercados internacionais. A valorização era de 0,20%, para 57.531 pontos, às 11h13. Um dos principais impulsos para o mercado local foi a divulgação do índice de gerentes de compras do HSBC para a indústria chinesa, que veio acima das expectativas, alcançando máxima em 18 meses. O indicador passou para a 52 na leitura preliminar de julho, ante 50,7 no levantamento final de junho. Agradou ainda o resultado do subíndice de novas encomendas, que alcançou 53,7, num sinal de fortalecimento à frente.

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) ajuda no tom positivo para os mercados brasileiros em geral. O Banco Central (BC) sinalizou nesta quinta-feira que a inflação tende a entrar em convergência para a meta dentro de um cenário de política monetária que não inclui redução da Selic, diz a XP em nota. Segundo uma fonte, a indicação de que não haverá redução de juros é um diferencial de credibilidade para o país.

As ações da Vale subiam. Vale PNA ganhava 0,77%, depois que a companhia divulgou o relatório de produção referente ao segundo trimestre. Segundo o comunicado da empresa, a produção de minério de ferro cresceu 12,6% entre abril e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, para 79,5 milhões de toneladas. A maior parte desse avanço foi creditada à expansão de 33,7% da atividade em Carajás, no Pará.

Na outra ponta, as ações da Natura lideram as quedas do Ibovespa, com perda de 5%. A companhia divulgou seu balanço do segundo trimestre na noite de ontem, com números bem abaixo da expectativa do mercado. O lucro da companhia de cosméticos recuou 26,8% no período, para R$ 175,8 milhões. A receita consolidada cresceu 5,1%, com alta de apenas 1,8% no mercado doméstico.