IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas da divisão agrícola da Basf recuam 3,5% no 2º trimestre

24/07/2014 15h50

O braço agrícola da multinacional alemã Basf registrou vendas para terceiros (conforme nomenclatura adotada pela companhia) de 1,66 bilhão de euros no segundo trimestre de 2014, queda de 3,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da divisão totalizou 476 milhões de euros na mesma comparação, baixa de 9,3%.

Em comunicado divulgado hoje juntamente com o balanço, a empresa disse que o recuo das vendas no período está relacionado a questões cambiais. "Nós elevamos os preços de venda em todas as regiões e os volumes mantiveram-se estáveis no geral", informou a Basf.

Na Europa, as vendas ficaram muito próximas do segundo trimestre de 2013, com bom desempenho especialmente na Europa Ocidental. Na América do Norte, o aumento do volume comercializado e dos preços compensou apenas parcialmente os efeitos cambiais negativos ? fator que prejudicou os negócios da múlti também na Ásia, apesar da maior demanda por fungicidas na China.

Na América do Sul, as vendas agrícolas pela Basf ficaram "consideravelmente abaixo" do segundo trimestre de 2013, resultado de volumes mais baixos e também de efeitos cambiais. "No Brasil, as vendas de inseticidas declinaram por conta da alta pressão da concorrência e de condições climáticas desfavoráveis", afirmou a companhia, no comunicado.

Já no acumulado do primeiro semestre de 2014, as vendas para terceiros da divisão registram alta de 1% ante o mesmo intervalo do ano passado, a 3,32 bilhões de euros. Os fungicidas respondem pela maior parcela da receita, com 45%, seguidos por herbicidas (38%), inseticidas (11%) e produtos funcionais (soluções de proteção adicional às plantas, como tratamento de sementes, com 6%). Quase metade das vendas (46%) está concentrada na Europa.

O Ebitda do segmento agrícola da Basf, por sua vez, enfrentou queda de 2,7% no período de janeiro a junho de 2014, para 1,03 bilhão de euros.