IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa opera perto da estabilidade após abertura

25/07/2014 10h20

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) apresenta volatilidade nos primeiros negócios. Às 10h14, o Ibovespa aumentava 0,07%, para 58.021 pontos. Petrobras PN subia 0,39% e Vale PNA tinha alta de 0,24%.

Do lado negativo, o índice de sentimento de negócios para a Alemanha calculado pelo instituto Ifo caiu de 109,7 pontos em junho para 108,0 em julho. A queda, a terceira consecutiva, veio bem mais forte que o esperado por alguns analistas.

Do lado positivo, os mercados brasileiros devem reagir à decisão do Banco Central (BC) de fazer ajustes nas regras dos recolhimentos compulsórios. Em nota, o BC afirma que os ajustes visam a melhor distribuição de liquidez na economi a e estima um impacto de R$ 30 bilhões com a medida.

A decisão vem um dia depois de o BC explicar os motivos que o levaram a manter o juro básico em 11% ao ano na semana passada e ocorre em meio a sinais flagrantes de desaceleração na economia.

"No cronograma de implementação das medidas da Basileia, o Banco Central colocou em audiência públi ca minutas de normas sobre indicador de liquidez de curto prazo (LCL), sua metodologia de cálculo e apuração da razão de alavancagem (RA). A instituição também alterou os critérios de requerimento de capital para operações de varejo", diz o Banco Fator em nota. "Finalmente, o BC ajustou as regras de recolhimentos compulsórios à evolução recente do mercado de crédito: nível de liquidez alta, moderação do crédito, inadimplência baixa e risco sistêmico baixo", afirma a instituição.

"No Brasil, a bolsa pode acompanhar leve alta dos mercados acionários nos países emergentes, ainda num cenário de dólar mais forte e China em alta - positivo para os exportadores", diz a Guide em nota.