IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander ganhou mais no Brasil do que no resto do mundo, diz Lula

29/07/2014 00h15

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira o documento divulgado pelo banco Santander na semana passada, que prevê que a reeleição da presidente Dilma Rousseff terá efeitos negativos na economia brasileira. Lula disse que o Santander ganhou mais no Brasil do que em qualquer outro país e que o analista responsável pelo documento não entende nada de Brasil. O ex-presidente criticou ainda as especulações do sistema financeiro para abalar a candidatura de Dilma e o governo federal.

"Não tem nenhum lugar do mundo em que o Santander esteja ganhando mais dinheiro do que no Brasil. Aqui ele ganha mais do que em Nova York, mais do que em Londres, do que em Pequim, Paris, Madri, Barcelona", disse o ex-presidente na noite de segunda-feira, ao participar da 14ª plenária da CUT em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Em recado ao presidente do Santander, Emilio Botín, Lula atacou a posição do banco emitida no documento, voltado a clientes com renda superior a R$ 10 mil por mês. "Ô, Botín, é o seguinte, querido: eu tenho consciência de que não foi você que falou. Mas essa moça tua que falou não entende porra nenhuma de Brasil, nem do governo Dilma. Manter uma mulher dessas num cargo de chefia, sinceramente... Pode mandar ela embora e dar o bônus dela para mim, que eu sei como é que eu falo", disse Lula. "Para nós é o seguinte: esse país não vai jogar fora a confiança que conquistou".

Lula disse que Botín "criou um problema sério" e lembrou de situação semelhante, quando, em 2002, o mercado financeiro também previu cenários assombrosos para a economia caso vencesse a disputa eleitoral. Naquela época, recordou Lula, o presidente do Santander o procurou. "As pessoas diziam que os banqueiros não iam fazer investimento, que o mercado iria correr. O Botín foi no meu comitê e disse para mim: ?presidente Lula, se você quiser, posso falar com a imprensa'. Eu disse: ?pode falar'. E ele fez um discurso naquela época dizendo que o mercado não tinha nenhuma preocupação, que ia continuar acreditando no Brasil, investindo, porque ele sabia da responsabilidade do nosso governo".

Lula criticou o mercado financeiro por tentar "engolir o adversário" e fez uma comparação com a mordida dada pelo jogador uruguaio Luis Suárez no italiano Giorgio Chiellini, durante partida da Copa do Mundo. "Sabe aquela mordida que o Suárez deu no italiano? Aquilo não é nada. Tem que ver no mercado financeiro. No mercado financeiro o cara não dá mordida. Ele engole o adversário", disse o ex-presidente. "É todo santo dia pessoas inventando mentira contra pessoas, pessoas tentando fazer cair as ações de uma empresa para levantar as dele, falando mal do governo para levantar o dele, falando mal do país para levantar o dele."

O ex-presidente comparou ainda as especulações do mercado financeiro sobre a reeleição de Dilma com a Copa do Mundo. "A Copa do Mundo não ia existir. Mas toda desgraça que previram não aconteceu."

Ao defender a reeleição de Dilma, Lula falou sobre as conquistas das gestões petistas no governo federal e disse que o PT tem a obrigação de ser mais honesto do que os demais partidos. "Não temos medo. A única denúncia que a direita pode fazer sobre a esquerda é sobre a corrupção, que é histórica", disse. O ex-presidente criticou ainda o destaque dado pela imprensa aos desvios de gestões petistas, em detrimento à corrupção de administrações do PSDB.

No evento, a CUT anunciou apoio à reeleição de Dilma. A presidente e candidata à reeleição deve participar de evento da central sindical nesta quinta-feira. No dia 7 de agosto, Dilma deve receber o apoio de mais centrais sindicais, em um grande ato previsto para acontecer em São Paulo, no Canindé, com a presença de Lula.