IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inadimplência de empresas sobe 6,1% no primeiro semestre, diz Serasa

30/07/2014 09h25

A inadimplência das empresas subiu 6,1% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a consultoria de crédito Serasa Experian, no entanto, em junho o indicador caiu 7,2% em relação a maio –a primeira queda após três altas mensais seguidas.

Em nota, os economistas da Serasa atribuem o aumento da inadimplência das empresas no semestre ao "quadro conjuntural de estagnação da economia, aumento de custos (salários reais avançando além da produtividade) e elevação do custo financeiro das empresas determinado por taxas de juros mais altas em relação às vigentes durante o primeiro semestre do ano passado".

As dívidas com os bancos puxaram a inadimplência das empresas no primeiro semestre do ano, com alta de 18,5% e contribuição de 3,6 pontos percentuais. A inadimplência não bancária e os protestos por sua vez, subiram 3,3% e 7,3%, com contribuições de 1,2 ponto percentual e 1,8 ponto percentual, respectivamente. Já os cheques sem fundos caíram 3,1%.

Segundo a Serasa, o valor médio dos cheques sem fundos caiu 12,6% no acumulado do primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentaram declínio de 2,1%. Já o valor médio dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram altas de 8,6% e 6,7%, respectivamente.