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Vendas da Bayer CropScience cresceram 3,3% no segundo trimestre

30/07/2014 15h25

As vendas da Bayer CropScience, braço de agroquímicos e sementes da multinacional alemã, registraram elevação de 3,3% no segundo trimestre de 2014, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, para 2,47 bilhões de euros. "Os segmentos de proteção de cultivos e ciências ambientais contribuíram para esse crescimento encorajador", disse Marijn Dekkers, presidente do Conselho de Administração da Bayer, em comunicado que acompanhou o balanço da companhia divulgado nesta quarta-feira.

A receita total da empresa aumentou 0,9% no período, para 10,46 bilhões de euros, enquanto o lucro líquido cresceu 13,3%, a 953 milhões de euros.

Os resultados da divisão agrícola refletiram o bom desempenho dos negócios nas Américas do Norte e Latina. As vendas conjuntas de América Latina, África e Oriente Médio avançaram 20,7% no período. Na América do Norte, houve uma elevação de 18,5%. A empresa relatou ainda aumento de 8,2% no eixo Ásia-Pacífico, enquanto na Europa a comercialização recuou 0,7%.

Conforme a Bayer, a área de proteção de cultivos apresentou um "desenvolvimento positivo em todas as unidades", com os novos produtos (lançados a partir de 2006) respondendo pela maior parcela desse avanço. Os fungicidas, inseticidas e os produtos para tratamento de sementes cresceram 11,2%, 11,5% e 20,5%, respectivamente, no intervalo de abril a junho.

Já as vendas de herbicidas registraram elevação de 6%. Na unidade de sementes, o avanço chegou a 15,9%. O segmento de ciências ambientais, por sua vez, apresentou um incremento de 7,8% nas vendas durante o segundo trimestre.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da Bayer CropScience totalizou 615 milhões de euros, montante 1,3% superior ao do segundo trimestre de 2013. Os ganhos no período foram beneficiados pelo maior volume de vendas e de preços. "No entanto, isso não compensa totalmente os efeitos negativos do câmbio de cerca de 40 milhões de euros, e aumentos nos custos de marketing e despesas com pesquisa e desenvolvimento", explicou a companhia.

No acumulado do primeiro semestre de 2014, o braço agrícola da múlti registrou vendas 4,1% acima do mesmo intervalo do ano passado, a 5,66 bilhões de euros. O Ebitda cresceu 1,7%, para 1,71 bilhão de euros.