IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa de B.Aires fecha em alta apesar de crise da dívida na Argentina

01/08/2014 20h20

Após a forte queda de ontem, a bolsa de Buenos Aires fechou em alta nesta sexta-feira, apesar da cautela dos investidores com as negociações da Argentina com os credores "holdouts" - aqueles que não concordaram com a reestruturação da dívida depois do calote de 2001.

Nesta manhã, o juiz americano Thomas Griesa pediu que o governo argentino e aos fundos "holdouts", cheguem rapidamente a um acordo sobre o caso. Na quarta-feira, venceu o prazo para que a Argentina chegasse a um consenso com os "holdouts" e, com isso, o país entrou em "default" (calote), o segundo nos últimos 13 anos. Também hoje, a Associação Internacional de Swaps e Derivativos (ISDA, na sigla em inglês) decidiu que o fracasso da Argentina em pagar os detentores de bônus é sim um "evento de crédito" e ressaltou que o país precisa quitar suas dívidas.

O índice Merval, da bolsa de Buenos Aires, avançou 1,18%, para 8.155,23 pontos. Banco Macro (+4,80%), Pampa Energía (+2,23%) e YPF (+2,06%) estiveram entre os ganhadores do dia.

Siobhan Morden, diretora de estratégias da Jefferies para a América Latina, acredita que a relativa calma de hoje pode ser um presságio para uma tempestade, caso um acordo envolvendo bancos privados seja descartado. A diretora acrescenta que existe uma tensão adicional em relação ao assunto, já que é difícil de monitorar os desdobramentos, por se tratar de reuniões a portas fechadas.

Em Nova York, a maioria das ADRs argentinas encerrou em queda. Das 13 companhias negociadas em Wall Street oito caíram. Nortel perdeu 3,33%, Ternium cedeu 0,45% e YPF cedeu 3,42%.