IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas de veículos recuam 13,9% em julho, aponta Fenabrave

01/08/2014 19h05

Balanço divulgado pela Fenabrave, a entidade das concessionárias de veículos, mostra que o setor fechou julho marcando queda de 13,9% nas vendas, comparativamente ao volume de um ano atrás.

No total, 294,8 mil veículos ? entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus ? foram emplacados no mês passado, o que representa uma alta de 11,8% em relação ao fraco resultado de junho. A alta nessa comparação se deve, porém, ao calendário comercial mais favorável de julho, que, sem contar os feriados de cidades-sede da Copa, teve três dias úteis a mais de venda.

Assim como já tinha acontecido em junho, a realização do Mundial de futebol prejudicou o desempenho do mês passado ao reduzir o movimento nas concessionárias. A queda nas vendas de veículos no acumulado do ano, que estava em 7,6% no fim de junho, subiu para 8,6%

A expectativa das montadoras é que o mercado comece a se recuperar com o tradicional aquecimento dos negócios no segundo semestre, a menor ocorrência de feriados nos próximos meses e os efeitos das medidas anunciadas há uma semana pelo Banco Central para irrigar o mercado de crédito ao consumo.

Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, as vendas, de 279,8 mil unidades, caíram 13,6% no mês passado, ante igual período de 2013.

Líder desse mercado, a Fiat teve 21% das vendas do mês passado, seguida por General Motors (17,9%), Volkswagen (17,5%) e Ford (9,1%).

No mercado de caminhões, as vendas caíram 18% na comparação anual, somando 12,5 mil unidades no mês passado. O resultado mostra que a reação esboçada pelo setor de veículos comerciais entre abril e maio não se sustentou.