IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Civil cria comissão para apurar mudança de perfis na Wikipedia

12/08/2014 13h30

O Palácio do Planalto começa a investigar nesta terça-feira, oficialmente, as alterações nos perfis de jornalistas na Wikipédia, enciclopédia virtual que permite a edição de textos de forma anônima. Os perfis foram alterados dentro do Palácio. A edição de hoje do Diário Oficial da União traz a portaria da Casa Civil que institui a comissão de sindicância apta a investigar o caso.

O secretário-executivo da Casa Civil, Valdir Simão - que também é especializado em internet - vai presidir a comissão, que também será formada pelo diretor presidente do Instituto de Tecnologia da Informação, Renato Martini, pelo diretor de tecnologia da Secretaria Geral da Presidência, Maurício Marques e por um assessor do Ministério da Justiça, Márcio Freitas Filho.

Os analistas de finanças e controle Renato Souza e Francisco Bessa e o perito criminal federal Marcelo Fortes vão dar suporte técnico aos trabalhos. A comissão tem prazo de 30 dias para concluir os trabalhos.

O jornal "O Globo" revelou na semana passada que o endereço de IP 200.181.15.10 da Presidência da República realizou mudanças nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg em maio do ano passado com o objetivo de criticá-los.

A Secretaria-Geral da Presidência chegou a informar que abriria uma sindicância interna para apurar o caso, mas por ordem da presidente Dilma Rousseff as investigações serão conduzidas pela Casa Civil.