IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ata do Fed mostra que alguns membros querem elevar o juro rapidamente

20/08/2014 15h31

Alguns membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve querem promover uma elevação na taxa de juro básica "relativamente rápida" com base na melhora da economia americana, segundo revela a ata do encontro de política monetária realizada no fim de julho e divulgada nesta quarta-feira.

Porém, a ata do Fed também mostra que a maioria dos membros concorda que são necessários mais dados antes de passar para a agenda de elevação da taxa de juro básica.

"Muitos participantes observaram que, se a convergência em direção aos objetivos do Comitê ocorrer em um ritmo mais rápido do que o esperado, pode ser apropriado começar a remover a política monetária de sua posição acomodatícia mais cedo do que se antecipa atualmente", diz a ata.

"De fato, alguns participantes avaliam os avanços esperados e reais em direção às metas do Comitê como suficientes para pedir um movimento relativamente rápido em direção à remoção da acomodação política para evitar o estouro das metas do Comitê para o desemprego e a inflação no médio prazo", revela o documento do Fed.

A ata também indicou que, na avaliação dos membros do comitê o mercado de trabalho vem melhorando e está se movendo para próximo de seu normal.

Na reunião de política monetária realizada em 29 e 30 de julho, o Fomc decidiu reduzir seu programa mensal de compra de ativos em mais de US$ 10 bilhões e manteve sua meta para a taxa dos Fed Funds perto de zero.