IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBGE: Taxa de desemprego de São Paulo recua para 4,9% em julho

21/08/2014 09h51

A taxa de desemprego caiu na região metropolitana de São Paulo, de 5,1% em junho para 4,9% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho do ano passado, a desocupação na região estava em 5,8%.

Pelo terceiro mês seguido, o instituto não informou a taxa média de desemprego nas seis regiões metropolitanas em função da greve de seus servidores, que começou em 26 de maio e terminou 79 dias depois, na semana passada. Mais uma vez, não foram divulgados os dados referentes a Porto Alegre e a Salvador. O IBGE informou que todos os dados atrasados do levantamento serão divulgados no dia 25 de setembro, data para a qual está prevista a apresentação da pesquisa referente a agosto.

Entre as quatro regiões metropolitanas pesquisadas, somente São Paulo teve redução da taxa de desemprego. A desocupação subiu no Rio de Janeiro, de 3,2% de junho para 3,6% em julho, em Belo Horizonte, de 3,9% para 4,1%, e em Recife, de 6,2% para 6,6%.

Apesar das altas na base mensal, nas três regiões metropolitanas, o desemprego foi menor do que em julho de 2013. Naquele mês, Rio de Janeiro tinha desemprego de 4,7%, Belo Horizonte, de 4,3% e Recife, de 7,6%.

De acordo com o IBGE, a população desocupada ficou estável nas quatro regiões metropolitanas avaliadas entre junho e julho. Ante o sétimo mês de 2013, houve estabilidade no contingente de desocupados em Recife e Belo Horizonte, e recuou no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No caso da população ocupada com carteira assinada no setor privado, também houve estabilidade nas quatro regiões divulgadas.