IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil fica atrás da Alemanha no ranking do mercado automotivo

01/09/2014 18h56

Levantamento da consultoria Jato Dynamics mostra que o Brasil segue atrás da Alemanha no ranking dos maiores mercados de carros do mundo.

O Brasil caiu da quarta para a quinta colocação na lista em virtude da queda superior a 8% no consumo de carros entre janeiro e julho. Já na Alemanha, as vendas subiram 3,3%, para 1,9 milhão de carros, o que permitiu ao país europeu recuperar a quarta colocação, que tinha sido perdida para o Brasil nos últimos quatro anos.

A vantagem alemã em relação ao Brasil foi de quase 72 mil carros nos sete primeiros meses do ano.

Nesse período, a China se distanciou ainda mais dos Estados Unidos na liderança do ranking. Os chineses compraram 11,6 milhões de carros entre janeiro e julho, 2 milhões de unidades a mais do que os americanos. Nos Estados Unidos, as vendas sobem 5%.

Já o Japão segue como o terceiro maior país consumidor de veículos, com 3,4 milhões de carros neste ano, uma alta de 8,7% em relação a 2013.

A Jato Dynamics também faz um ranking das marcas de carros mais vendidas do mundo, liderado pela Toyota, que entregou 3,8 milhões de unidades até julho, uma alta de 1,5%.

A Volkswagen, que cresceu 2,6% em igual período, com 3,6 milhões de unidades, ocupa a segunda colocação, seguida por Ford (3,2 milhões), Nissan (2,47 milhões) e Chevrolet (2,46 milhões).