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Intenção de consumo das famílias é a menor em 5 anos, vê Fecomercio-SP

11/09/2014 12h07

Após a sexta queda consecutiva, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou o menor valor da série histórica, iniciada em agosto de 2009, ao marcar 107,9 pontos em agosto. A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) é realizada todos meses com 2,2 mil consumidores no município de São Paulo.

O levantamento mostra ainda que, entre janeiro e agosto deste ano, o indicador caiu 13,5%. Na comparação com julho, a queda foi de 1,4%.

De acordo com a entidade, desde o início da pesquisa, é a primeira vez que três dos sete itens avaliados estão abaixo dos 100 pontos, que marca a divisão entre satisfação e insatisfação, refletindo a perda no interesse por compras e contratação de serviços nos últimos meses.

No mês passado, o item perspectiva de consumo registrou 98,3 pontos, queda de 2,5% ante 100,9 pontos em julho. Os itens nível de consumo atual e momento para duráveis ficaram em 83,3 pontos e 90,9 pontos. Além disso, foi o 19° mês seguido que o item nível de consumo atual fica abaixo de 100 pontos.

De acordo com os economistas da Fecomercio-SP, o resultado evidencia que as famílias decidiram gastar menos, estão inseguras com relação ao futuro e refletem o atual patamar de inflação e de juros, que elevam os preços de produtos e serviços e reduzem o poder de compra das famílias. O quesito renda atual da pesquisa diminuiu 18,5% desde janeiro - de 148,5 pontos para 121 pontos.

Quanto à avaliação em relação ao mercado de trabalho, os itens emprego atual e perspectiva profissional ficaram praticamente estáveis na comparação mensal. Na comparação anual, no entanto, a perspectiva profissional está 12,2% menor do que agosto de 2013. Isso sinaliza que as famílias acreditam na piora do mercado de trabalho em relação ao que avaliavam há um ano.