IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed renova promessa de manter juro baixo por "período considerável"

17/09/2014 15h27

O Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc) anunciou nesta quarta-feira sua decisão de política monetária na qual manteve a promessa de manter a meta para a taxa de juros de curto prazo (Fed Funds) nos níveis atuauis, entre zero e 0,25%, por um "período de tempo considerável após o fim do programa de compra de ativos, espcialmente se a inflação projetada continuar a oscilar abaixo da meta de longo prazo do Comitê, de 2%, e desde que as expectativas para a inflação no longo prazo permaneçam bem ancoradas".

O banco central americano confirmou as expectativas do mercado e manteve a meta para a taxa dos Fed Funds intaltera entre zero e 0,25% e reduziu o seu programa de compra de ativos em mais US$ 10 bilhões, a partir de 1º de outubro.

Além do comunicado de política monetária, o Fed também divulgou um segundo documento, chamado "Planos e princípios para a normalização da política", no qual proporciona os elementos fundamentais da abordagem que a instituição pretende implementar quando achar que se tornou apropriado iniciar a normalização da posição de sua política. Esses elementos têm a concordância de todos os membros do Fomc, com exceção de um.