IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência de risco reafirma nota máxima para EUA, com perspectiva estável

19/09/2014 18h07

A agência de classificação de risco Fitch Ratings confirmou nesta sexta-feira a nota máxima dos Estados Unidos ("AAA"), com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado para justificar a decisão, a agência cita a flexibilidade de financiamento sem precedentes como emissor da moeda de reserva global e o fato de os EUA terem mercado de capital mais líquido do mundo.

"Isso significa que o país pode tolerar um maior nível de dívida pública do que outras nações també m classificadas com a mesma nota dos EUA", informou a Fitch, acrescentando que a economia é "larga, rica, diversa e uma das mais produtivas, dinâmicas e tecnologicamente avançadas do mundo".

Segundo a agência, uma consolidação fiscal forte foi alcançada no último ano, em reflexo da recuperação econômica e das medidas adotadas para diminuir os gastos e aumentar os impostos.

A Fitch projeta que o deficit orçamentário deve recuar para 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim do ano fiscal de 2014, de 4,1% do PIB verificado no fim do ano fiscal de 2013.

A agência prevê ainda um crescimento do PIB de 2% em 2014 e expansão de 3,1% em 2015. E espera que o Federal Reseve comece a elevar os juros em meados de 2015.