IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arrecadação total deve ter aumento real de cerca de 1% em 2014

23/09/2014 16h37

O secretário-adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, afirmou que trabalha com a previsão de crescimento real da arrecadação total de "algo em torno" de 1% neste ano. "Trabalhamos com algo em torno de 1% de crescimento real e mantivemos essa estimativa no momento", disse Nunes.

A Receita Federal começou o ano projetando uma expansão real de 3,5% que foi caindo ao longo do ano, segundo Nunes, devido à mudanças nos indicadores econômicos e "problemas" na legislação do PIS/Cofins de importação com a exclusão do ICMS.

Além disso, a compensação tributária foi maior do que o apurado em 2013 e do recolhimento de Imposto de Renda e CSLL menor. "Essas justificativas se somam e agora, com base no relatório, temos novas variáveis", afirmou Nunes.

No quarto relatório bimestral de receitas e despesas primárias, divulgado ontem pelo Ministério do Planejamento, a previsão do governo para crescimento do PIB recuou de 1,8% para 0,9%, o que impactou diretamente na redução da estimativa de expansão da receitas neste ano. "O PIB tem um impacto relevante [na projeção de aumento real da arrecadação em 2014], mas não pode ser a única variável a ser considerada", comentou Nunes.