IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa registra leve baixa, no rescaldo das pesquisas eleitorais

24/09/2014 12h17

A Bovespa marca seu sexto pregão de baixa, mas a reação dos investidores nesta quarta-feira às ultimas pesquisas é mais comedida do que em outras ocasiões. Primeiro porque boa parte da expectativa de recuperação de Dilma Rousseff (PT) já vinha sendo antecipada e precificada pelo mercado. Segundo porque, na prática, Dilma e Marina Silva (PSB) continuam empatadas no segundo turno, embora agora Dilma apareça ligeiramente à frente.

Das três pesquisas divulgadas ontem, chamou atenção o fato do levantamento do Vox Populi ter divergido em relação ao Ibope e ao MDA. Foi a única pesquisa a não mostrar empate, com Dilma sete pontos percentuais à frente de Marina no segundo turno.

Às 12h05, o Ibovespa recuava 0,35%, aos 56.341 pontos. Entre as ações mais sensíveis às pesquisas - Petrobras PN recuava 0,10%, Itaú PN declinava 0,70% e Bradesco PN tinha baixa de 0,48%. Banco do Brasil ON perdia 1,33%.

Conforme informou o Valor, o saque de R$ 3,5 bilhões do Fundo Soberano do Brasil (FSB), anunciado na segunda-feira como forma de aumentar as receitas e evitar novos cortes de gastos, deve obrigar o governo federal a montar uma operação bilionária com ações do Banco do Brasil (BB) ou recorrer novamente à contabilidade criativa.