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Confiança do consumidor avança em setembro, aponta FGV

24/09/2014 08h32

Com expectativas mais positivas para o futuro, a confiança do brasileiro voltou a subir em setembro, de acordo com a Sondagem de Expectativas do Consumidor, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 0,7% entre agosto e setembro, de 102,3 pontos para 103 pontos. O resultado sucede queda de 4,3% em agosto e alta de 3% em julho.

"Após um período de queda acentuada da confiança dos consumidores até maio, os resultados se tornaram mais voláteis e, por isso, devem ser analisados com cautela. Em setembro, a melhora deve-se a uma diminuição do pessimismo com economia nos meses seguintes possivelmente relacionada a uma redução de incertezas com o final do período eleitoral", afirmou, em nota, Viviane Seda, coordenadora da pesquisa da FGV/Ibre.

Em setembro, a satisfação dos consumidores com o momento presente diminuiu, enquanto as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se menos pessimistas. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 2,2%, para 104,8 pontos, o menor nível desde maio de 2009. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,1%, passando a 102,2 pontos, melhor resultado desde abril deste ano.

A avaliação negativa dos consumidores com a situação econômica geral continua afetando a satisfação com o momento presente. O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a economia no momento recuou 4% em relação a agosto, ficando em 62,8 pontos, mantendo-se no pior nível desde abril de 2009. A proporção de consumidores que avaliam a situação como boa diminuiu de 12,5% para 11,8%, enquanto a dos que a julgam ruim passou de 47,1% para 49%.

Houve, contudo, melhora das perspectivas futuras em relação à economia. O indicador que mede o grau de otimismo com a economia subiu 5,2%, de 90,8 para 95,5 pontos, melhor resultado desde março deste ano. A parcela de consumidores projetando melhora avançou de 21,1% para 23,7% e a dos que preveem piora caiu de 30,3% para 28,2%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra com cerca de 2,1 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Sa lvador e Brasília. A coleta de dados para esta edição foi realizada entre os dias 01 e 20 de setembro.