IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Delúbio deixa prisão para cumprir pena em casa

30/09/2014 18h02

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no processo do mensalão, foi autorizado nesta terça-feira a cumprir o restante de sua pena em casa, com a progressão para o regime aberto de prisão.

Delúbio participou de audiência nesta tarde na Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, juntamente com outros presos, quando foi comunicado das exigências da prisão em regime domiciliar. Entre elas estão recolher-se em casa das 21h às 5h, assim como nos domingos e feriados em tempo integral, comunicar viagens à VEP e apresentar-se à Justiça duas vezes por mês. Depois, ele seguiu para a CUT, onde trabalha.

A audiência da VEP concretizou a decisão do dia 22 de setembro em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, responsável pela execução das penas do mensalão, concedeu a Delúbio a progressão de regime, entendendo que ele já cumpriu um sexto da pena e teve bom comportamento na prisão.

Condenado a seis anos e oito meses de prisão por corrupção ativa, Delúbio estava preso em Brasília desde o dia 16 de novembro. Os dias de trabalho ajudam a acelerar o tempo de cumprimento da pena.