IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANA: Chuvas no sistema Cantareira ficaram abaixo da média em setembro

01/10/2014 15h22

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, teceu um cenário preocupante sobre as chuvas na região Sudeste, que há pelo menos um ano registra precipitação abaixo do normal. Segundo ele, as previsões iniciais da agência para setembro, outubro e novembro eram de chuvas ligeiramente acima da média histórica no sistema Cantareira.

"A previsão era otimista em parte porque esses não são meses relevantes de chuva na região. Mas já era um sinal positivo. No entanto, fechado o mês de setembro, as chuvas ficaram abaixo da média do mês", disse ele, sem citar números.

A ANA não tem a sua própria previsão. Ela trabalha com cenários de institutos nacionais de previsão meteorológica e informações de institutos internacionais. "Como a natureza não olha para o calendário, é possível que elas [as chuvas] sejam compensadas em outubro ou novembro. Nós ainda esperamos que haja um cenário ligeiramente acima da média", disse ele, em tom otimista.

Outro problema sobre o clima, relatado por Andreu, tem sido o El Niño, fenômeno intermitente que aquece as águas do Pacífico, e que ocorre neste ano. "Quando ocorre, [geralmente] há mais chuvas no Sul e mais seca no semi-árido, que é o Nordeste brasileiro. Para a região Sudeste, o El Nino pode ser neutro, e não é determinante para assegurar se vai chover mais ou menos", disse. Ele ressaltou ainda que o fenômeno pode ser mais ou menos intenso. No momento, as previsões apontam para um El Niño mais moderado.

Andreu participa nesta quarta-feira de reunião com usuários do sistema hídrico do interior de São Paulo em que estão sendo discutidas medidas de restrição de captação de água das bacias dos rios do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).