IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do setor de serviços recua pela nona vez seguida, nota FGV

01/10/2014 08h47

A exemplo da indústria e do comércio, a confiança dos empresários dos serviços se deteriorou em setembro na medida em que aumentou a preocupação com o enfraquecimento da demanda, de acordo com sondagem realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 3,2% em setembro ante agosto, o nono recuo consecutivo. Com isso, o índice ficou em 100,7 pontos, o menor nível desde março de 2009, quando marcou 100,4 pontos. A FGV avaliou que o resultado de setembro confirma que o nível de atividade do setor continuou fraco ao final do trimestre.

De agosto para setembro, a queda da confiança do setor de serviços decorre principalmente de avaliações desfavoráveis sobre o contexto atual, enquanto as perspectivas para os próximos meses continuem pessimistas. O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 6,2%, se situando em 82 pontos, o menor nível da série histórica, iniciada em junho de 2008. O Índice de Expectativas (IE-S) declinou 1%, para 119,4 pontos, após cair 5,7% em agosto.

Considerando-se as médias trimestrais, o resultado do terceiro trimestre de 2014 é o segundo menor da série, ficando atrás somente do primeiro trimestre de 2009. Segundo a FGV, a redução significativa observada em agosto e setembro sugere que, ainda que tenha se encerrado o período atípico para a atividade produtiva, em função da Copa do Mundo, a avaliação predominante continua sendo de enfraquecimento gradual da demanda e de poucas perspectivas de melhora no horizonte de três a seis meses.