IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas de veículos caem 4,4% em setembro, aponta Fenabrave

01/10/2014 19h42

Balanço divulgado hoje pela Fenabrave, a entidade das concessionárias de veículos, mostra que as vendas do setor caíram 4,4% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em relação a agosto, porém, houve crescimento de 8,8% nos emplacamentos do mês passado, em números que incluem carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. No total, 296,3 mil veículos foram vendidos em setembro.

O calendário favorável, com um dia útil a mais de venda tanto em relação ao mesmo período de 2013 na comparação com agosto, contribuiu para o melhor desempenho da indústria automobilística, que vinha registrando queda de até dois dígitos nos meses anteriores. As montadoras conseguiram, assim, reduzir de 9,7% para 9,1% a queda das vendas no acumulado do ano.

Contudo, como vem acontecendo desde junho, as vendas diárias em setembro se mantiveram abaixo de 13 mil carros (sem contar caminhões e ônibus), mostrando que o mercado ainda não dá sinais consistentes de recuperação.

Só no segmento de automóveis de passeio e utilitários leves, houve queda de 3,9% dos licenciamentos na comparação anual e alta de 9% em relação a agosto.

Na briga entre as marcas, a General Motors (GM) retomou no mês passado a segunda colocação disputada com a Volkswagen. Em setembro, a marca americana mordeu 17,6% do mercado, à frente dos 16,5% da Volks. No entanto, no acumulado do ano, a Volkswagen segue na frente, com 17,6% contra 17,4% da GM.

A liderança do mercado continua com a Fiat, que respondeu por 21% do total vendido pela indústria em setembro e 21,5% no acumulado dos nove primeiros meses de 2014.

O levantamento da Fenabrave mostra também que as vendas de caminhões continuaram em baixa no mês passado, dessa vez marcando queda de 12,9% ante o mesmo período de 2013. Na comparação com agosto, os emplacamentos de caminhões, beneficiados pelo calendário com um dia a mais de venda, subiram 3,4%. No total, 11,3 mil caminhões foram vendidos no mês passado, o que leva para 100 mil unidades o resultado no acumulado do ano, uma queda de 13,7%.

Já as vendas de ônibus, de 2,5 mil unidades no mês passado, caíram 15,4% na comparação com setembro de 2013, mas mostraram alta de 3,4% ante agosto.