IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor de material de construção não deve reverter queda das vendas

02/10/2014 11h52

O termômetro mensal da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), que mede as expectativas para as vendas no mercado interno, indica que o setor não deve reverter a queda nas vendas até o fim do ano, depois de setembro ter sido considerado "regular". Conforme o levantamento, no mês passado, as vendas devem ter ficado em linha com agosto.

"As expectativas de vendas da indústria em setembro e outubro indicam que não haverá reversão na queda de vendas do setor esperada para o ano. Todos os segmentos de mercado continuam em ritmo lento em função dos altos juros, falta de crédito e do pessimismo com a economia", afirmou em nota o presidente da entidade, Walter Cover.

O termômetro da Abramat indica que 49% das empresas têm expectativas regulares para o fechamento das vendas em setembro. Para 31%, as vendas serão boas ante agosto. Para 17%, os números devem ser ruins e para 3%, muito ruins. As expectativas para outubro são similares às de setembro.

O levantamento também mostra que 57% das indústrias de materiais de construção pretendem investir nos próximos 12 meses.