IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CPFL Renováveis e Vestas desistem de contrato para turbinas eólicas

03/10/2014 09h47

A CPFL Renováveis e a fabricante dinamarquesa de turbinas Vestas Wind Systems decidiram cancelar uma encomenda que iria abastecer um projeto eólico da brasileira com capacidade de 254 megawatts (MW). Os valores do contrato não foram revelados.

De acordo com a companhia europeia, que iria fornecer os equipamentos à controlada da paulista CPFL Energia, mudanças das regras do Finame, o programa de financiamento a máquinas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram o motivo da desistência.

Após a alteração, CPFL Renováveis e Vestas não conseguiram chegar a acordo em relação a mudanças no projeto e foi utilizada uma prerrogativa do acordo que permitia a uma ou ambas as partes desistirem da encomenda em caso de mudanças na legislação.

O parque da brasileira reúne os projetos Campos dos Ventos e São Benedito e fica localizado no Rio Grande do Norte. Seriam entregues 127 turbinas para a CPFL e então a dinamarquesa instalaria os equipamentos. O contrato foi assinado em 2011 e a primeira projeção era de que os serviços fossem completados no primeiro semestre deste ano.

Os detalhes do cancelamento ainda estão sendo discutidos entre as duas empresas. A CPFL não deu mais informações e a Vestas afirmou que a desistência não afeta suas projeções para 2014.