IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sabesp não comenta decisão da Justiça e confirma que pedirá 2ª cota

10/10/2014 18h29

A Sabesp reiterou nesta sexta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, a afirmação feita pelo governador Geraldo Alckmin de que poderá entregar ainda hoje o estudo com as projeções de demanda de água do Cantareira. O documento é exigido pela Agência Nacional de Águas (ANA) para a autorização da utilização da segunda cota do volume morto do sistema.

Mais cedo, o presidente da ANA, Vicente Abreu, afirmou que a agência vai autorizar a captação dos 106 bilhões de litros da segunda parte do volume morto, aos poucos. Ele afirmou que, para isso, exigirá da empresa a declaração de que há uma situação de escassez hídrica da região.

Segundo Abreu, até o momento o pedido de uso da segunda cota do volume do Cantareira não foi oficializado pela Sabesp, que precisa fazer isso quando entregar o plano de demanda à ANA e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

Mesmo com a intenção da ANA de liberar o uso e com a afirmação da Sabesp de que o plano será entregue, há outro empecilho para o uso desse volume adicional de água. A Justiça determinou hoje a proibição, por enquanto, da captação da segunda cota do volume morto.

A Sabesp afirmou que não vai se manifestar sobre a decisão do juiz até que a ANA e o Daee se manifestem.

Segundo sua assessoria de imprensa, a previsão inicial da Sabesp era de possibilidade de início de bombeamento da água da segunda cota do volume morto em meados de outubro ou fim de novembro. O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, havia mencionado o dia 21 de novembro, no caso de falta de chuvas.

Questionada sobre qual seria uma outra opção para a Sabesp evitar a falta de água, além da segunda cota do volume morto, a companhia informou que "mantém a posição de que garante água até março de 2015, quando o sistema deve ter recuperado boa parte da água com a regularização das chuvas".

A empresa repetiu que não gostaria de usar a segunda cota do volume morto e que, caso chova muito, isso não será necessário.