IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa tem recuperação com pesquisas e alta do minério de ferro

13/10/2014 10h50

O índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) registra valorização nesta segunda-feira, estimulado pela compra das ações de estatais e bancos. Às 10h45, o indicador subia 3,45%, para 57.221 pontos. O ganho, apesar de forte, ainda não é suficiente para cobrir a queda de 3,42% de sexta-feira. No mesmo horário, nenhuma ação caía no Ibovespa.

As maiores altas eram de Petrobras PN (6%), Petrobras ON (5,9%), BM&FBovespa (5,15%), Rossi Residencial (5,8%), Eletrobras ON (4%), Banco do Brasil ON (3,84%), Vale ON (3,69%) e Vale PNA (3,56%).

O Jornal da Record, que começa às 19h45 desta segunda-feira, deve divulgar pesquisa de intenção de voto do instituto Vox Populi para a Presidência da República. Neste fim de semana foi divulgada pesquisa Istoé/Sensus sobre o segundo turno das eleições. Aécio Neves abriu diferença de 17,6 pontos percentuais em relação a Dilma Rousseff, com 58,8% das intenções dos votos válidos. Dilma tem 41,2%.

"O que chama a nossa atenção é a diferença com as demais pesquisas, ainda que possa ter refletido em alguma medida as novas denúncias de corrupção em torno da Petrobras. Deve ser visto com cautela pelo mercado, mas não deixa de ser favorável para o tucano", diz a corretora Guide em nota nesta segunda-feira.

A ex-senadora Marina Silva (PSB) encerrou no domingo o suspense e declarou seu apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves (PSDB), no segundo turno das eleições presidenciais, equiparando os compromissos anunciados pelo tucano no sábado com a "Carta aos Brasileiros" firmada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

No exterior, as exportações da China avançaram 15,3% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, superando as expectativas de analistas, de acordo com dados da Administração Geral de Aduanas divulgados nesta segunda-feira. A alta nas exportações em setembro ficou acima da mediana das previsões de 15 economistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 12,5%. Também superou o avanço de 9,4% registrado em agosto ante o mesmo mês de 2013.

"Os números da balança comercial chinesa não impulsionaram as bolsas asiáticas, mas trouxeram um impacto positivo nos preços do minério de ferro. O preço do minério de ferro iniciou a semana com forte alta de 4%, cotado US$ 83,1 a tonelada seca. Esse valor segue a referência do insumo com teor de 62%, negociado no porto de Tianjin, na China", diz a corretora Guide.